top of page

Artigos

O que é Radioterapia

Atualizado: 31 de mai.


 
 

Diferentemente da Cirurgia ou quimioterapia, que são mais intuitivas, existem muitas dúvidas sobre a Radioterapia.


A radioterapia existe desde a descoberta das radiações em 1895, sendo logo após utilizadas para fins medicinais. É um tratamento com radiações ionizantes, mais comumente o Raio X. Em seus primórdios a radioterapia era utilizada para tratamentos de tumores visíveis na pele que diminuíam e até desapareciam em contato com a radiação.


Com o conhecimento da técnica e avanço da ciência o tratamento passou a incorporar exames como a tomografia computadorizada, o que permitiu com que tratássemos vários outros órgãos, como a próstata mama, pulmão e cérebro, de maneira mais precisa e eficaz.


Nesse vídeo você poderá ver de forma mais aprofundada O que é a Radioterapia:



A radioterapia normalmente é utilizada para os seguintes fins:


  • Tratamento definitivo – sem necessidade de cirurgia ou quimioterapia.

  • Tratamento adjuvante – como uma esterilização após cirurgia.

  • Tratamento paliativo – com finalidade de diminuir sintomas como dor, sangramento e falta de ar.


Apesar da maioria dos pacientes que estão em radioterapia serem pacientes com diagnóstico de câncer, ela pode ser usada como tratamento de doença benignas incluindo quelóides, meningiomas, adenomas de hipófise e neurinomas.


 

COMO FUNCIONA A RADIOTERAPIA


A radioterapia funciona através de mecanismos dentro das células, que impedem que as células tumorais cresçam no local irradiado, seja com doença presente ou mesmo no pós operatório.


Ela causa alterações no DNA da célula tumoral que não permitem que ela continue se multiplicando indefinidamente, enquanto isso as células normais conseguem reparar o dano causado pela radiação.


Nesse vídeo você poderá ter mais informações sobre a Como Funciona a Radioterapia em nossas células:



 

ETAPAS DO PLANEJAMENTO DA RADIOTERAPIA


O planejamento da radioterapia normalmente é realizado em algumas etapas.


Após a consulta médica é definido o número de aplicações e solicitado o tratamento.


Posteriormente é feita uma tomografia de planejamento (normalmente sem contraste) em que são realizadas marcações na pele para melhor localização na máquina de tratamento.


Nesse vídeo, é possível conferir mais informações sobre as Marcações da Radioterapia:



A equipe médica utiliza a tomografia para delinear (desenhar) as estruturas normais e a área a ser tratada. Assim, é possível fazer um plano de radioterapia baseado em protocolos internacionais de segurança e efetividade, poupando órgãos próximos e maximizando a entrega de dose de radiação no alvo.


Dependendo da técnica utilizada, o planejamento demora alguns dias, pois é necessário realizar controle de qualidade do tratamento, para avaliar, na própria máquina, se tudo está dentro dos padrões recomendados e que foram avaliados pelos médicos e físicos da equipe.


No primeiro dia de tratamento a equipe checa todos os parâmetros na máquina antes de iniciar as aplicações e refaz as marcações na pele, por isso este dia pode demorar um pouco mais que os outros.


 

EFEITOS COLATERAIS


Os efeitos colaterais são inerentes à área a ser tratada e ocorrem por conta de efeito inflamatório local e costumam acontecer após alguns dias do início do tratamento.


Um efeito colateral comum a grande parte dos pacientes é a fadiga, mas cada pessoa tem diferentes reações, por isso, converse com a equipe médica e de enfermagem sobre qualquer sintoma que esteja sentindo durante o tratamento.


Para saber mais sobre alguns efeitos colaterais da Radioterapia acesse esse vídeo:



Também serão realizadas consultas semanais e, concluídas as aplicações, é realizada uma consulta de alta, em que um Relatório de Radioterapia é emitido e disponibilizado na plataforma para consulta do Médico e do paciente, e, em caso de necessidade, são respondidas eventuais dúvidas.


Um ótimo tratamento para você!



Responsável Técnico:

Paulo Lázaro de Moraes

CRM-SP 125376

Comments


bottom of page